5 Melhores Aplicativos de Autenticação: Reforce sua Segurança!

Anúncios

O Google Authenticator não é sua única opção se você usar autenticação de dois fatores com credenciais únicas geradas por um aplicativo. Desde que a solução original do Google foi desenvolvida há cerca de uma década, surgiram várias alternativas que a superam em conveniência e funcionalidade.

O número de aplicativos autenticadores disponíveis podia ser contado nos dedos três anos atrás, mas com dezenas agora disponíveis, é simples ficar confuso nas opções. Para ajudá-lo a selecionar um autenticador compatível com seu sistema operacional, compilamos uma lista dos dez mais proeminentes.

Anúncios

Melhores Aplicativos De Autenticação para celular

Google Authenticator

O Google Authenticator provavelmente já é familiar para qualquer pessoa que esteja lendo este artigo. Portanto, não podemos discutir aplicativos autenticadores sem mencionar este, e podemos usar o autenticador do Google para avaliar os outros programas.

Imagem: Kaspersky

Versão do Google Authenticator para iOS.

Anúncios

O Google Authenticator é uma alternativa prática à sincronização de token baseada em nuvem para usuários que preferem não se envolver.

Em vez disso, o aplicativo pode exportar todos os tokens gerados dentro dele, produzindo um único código QR que pode ser escaneado por um novo dispositivo para importá-los em massa.

Na versão iOS, ao contrário da versão Android, já é possível pesquisar tokens e salvaguardar o acesso à app com Touch ID ou Face ID.

O Google Authenticator não oculta as credenciais geradas, o que pode ser problemático se você usar o aplicativo em público. (A propósito, todos os autenticadores do Android proíbem a captura de telas, então todas as capturas de tela neste artigo são de versões iOS dos aplicativos.)

Leia também | Top 5 Organizadores De Tarefas Para 2023 – Saiba Como Selecionar o Melhor App

Microsoft Authenticator

O Microsoft Authenticator é uma alternativa popular ao Google Authenticator devido à excelente reputação do desenvolvedor. Isso é parcialmente justificável, pois o aplicativo da Microsoft adiciona algumas funcionalidades úteis ao conjunto padrão de recursos.

Ele pode, por exemplo, ocultar códigos na tela e armazenar tokens na nuvem, e as versões iOS e Android protegem logins de aplicativos.

O Microsoft Authenticator também é útil se você usa contas da Microsoft com frequência; neste caso, você pode validar logins sem inserir um código tocando no ícone do aplicativo.

O Microsoft Authenticator é adequado, mas por que é tão popular?

No entanto, esta aplicação também tem desvantagens. Primeiro, os aplicativos Android e iOS utilizam sistemas de backup em nuvem totalmente incompatíveis, impossibilitando as transferências de token. Isso pode ser decisivo para consumidores de aparelhos com diversos sistemas operacionais.

O Microsoft Authenticator requer aproximadamente 10 vezes mais espaço de armazenamento que o Google Authenticator, 150 MB a 200 MB versus 15 MB a 20 MB.

Cisco Duo Mobile

O Duo Mobile, um dos primeiros aplicativos autenticadores, foi adquirido pela Cisco em 2018. Seu principal benefício é sua interface intuitiva e organizada.

Além disso, o Duo Mobile oculta as credenciais e não requer uma conta. No entanto, o software é deficiente nos seguintes recursos: Inicialmente, proteção de acesso, que nem a versão iOS nem a versão Android possuem.

Os usuários da versão Android do Cisco Duo Mobile têm a opção de “Permitir capturas de tela temporariamente”, portanto, para variar, aqui estão as capturas de tela de ambas as versões.

O Duo Mobile emprega duas soluções de backup baseadas em nuvem: Google Cloud na plataforma Android e iCloud na plataforma iOS.

As contas existentes do Google e da Apple servem a esse propósito, portanto, os usuários não precisam criar uma conta para o aplicativo funcionar.

No entanto, os usuários não podem sincronizar dados entre as versões Android e iOS, o aplicativo não oferece suporte à exportação de arquivos e não há opção para visualizar uma chave secreta ou código QR para tokens que já foram salvos (o que seria útil se você precisasse para fazer uma sincronização manual).

Twilio Authy

O principal benefício do Twilio Authy é seu amplo suporte para várias plataformas. O Authy não apenas oferece versões para todos os sistemas operacionais atuais, mas também os sincroniza com simplicidade.

Esta conveniência tem uma desvantagem, no entanto. O aplicativo requer uma conta vinculada a um número de telefone para funcionar.

O Twilio Authy possui aplicativos para todas as plataformas.

A interface do aplicativo difere muito dos outros autenticadores. Em vez de uma lista, ele tem algo parecido com um conjunto de janelas, portanto, exibe apenas o token selecionado a qualquer momento, enquanto o restante aparece como pequenos ícones que podem ser alternados na parte inferior da tela. Isso pode ser inconveniente se você tiver um grande número de tokens.

A versão para desktop permite que os tokens sejam vistos como uma lista, mas a versão móvel não.

FreeOTP

Depois que o Google fechou o código-fonte de seu autenticador, esse aplicativo autenticador de código aberto foi desenvolvido.

A interface do FreeOTP é ultraminimalista e desprovida de elementos supérfluos. Essa abordagem minimalista é particularmente evidente na versão iOS, que carece até mesmo da opção de gerar um token com base em uma chave secreta, deixando apenas a opção de escanear um código QR.

A versão Android mantém ambas as opções e oferece grande flexibilidade ao construir tokens manualmente, permitindo que os usuários selecionem o tipo de geração de token (TOTP ou HOTP), o número de caracteres no código, o algoritmo e o intervalo de atualização para o códigos.

O FreeOTP é o sistema de autenticação de código aberto mais básico.

Uma desvantagem é que nenhuma das versões do aplicativo suporta sincronização em nuvem ou exportação e importação de token em formato de arquivo; portanto, assim que começar a usar o aplicativo, você ficará preso a ele.

Além disso, o FreeOTP não permite definir um PIN ou proteger o aplicativo de outra forma (na versão iOS, você pode proteger tokens individuais com Touch ID ou Face ID).

O aplicativo oculta automaticamente os códigos após 30 segundos de inatividade e por padrão. A vantagem final do FreeOTP é que ele requer apenas 2 MB a 3 MB de espaço de armazenamento (em comparação, o Google Authenticator requer de 15 MB a 20 MB e o Microsoft Authenticator leva de 150 MB a 200 MB).

Outros Conteúdos